CONHEÇA O SELO  |  AUTORES  |  O QUE DIZEM POR AÍ  |  AUTOPUBLICAÇÃO  |  LIVROS 


Quadrado: Carol e seu livro infantil lindo de doer
09.12.2013


No fundo, no fundo, eu sabia que este momento iria chegar. O dia em que escreveria sobre a minha companheira de aventura, a Carol, no blog que a gente criou com tanto carinho e sintonia. Sabia disso por um motivo simples. Essa pessoa, além de jornalista, mãe de gêmeos e fã de roquenrol, é uma ilustradora talentosíssima que tinha um sonho em mente – lançar um livro infantil.

Como eu tinha certeza que esse sonho seria concretizado, estava só esperando a hora de fazer o que sempre quis fazer neste espaço: me derramar em elogios à essa amiga que ilustra com o coração, apaixonada pelo que faz. A sensibilidade dessa pessoa extrapola a fala, a escrita e vai parar nas cores, na aquarela, num mundo imaginário que é só dela, mas que a gente tem a sorte de espiar, ainda que só um pedaço.

“A rua de todo mundo” é o nome do primeiro livro escrito e ilustrado pela Carol. Depois de implorar pra ver um pouco do trabalho já na reta final, me humilhando por um desenho (eu podia estar roubando, eu podia estar pedindo, mas não…), eis que recebo uma cópia do livro por e-mail.

Conhecendo a Carol como conheço, eu sabia que ia adorar o resultado, é claro que ia. Só não imaginava que iria mexer tanto comigo. Eu, no meio do trabalho, chorando em frente a um livro infantil. Coisas que só a Carol faz por você.

O livro que me emocionou, e continua me emocionando toda vez em que falo dele, conta a história de uma rua onde moram crianças de vários lugares do mundo. Nessa rua linda e utópica da Carol, ser diferente é muito bacana e tem espaço para todos os gostos e sonhos.

As crianças da “rua de todo mundo” nasceram de entrevistas que a Carol fez com amigos que moram ou moravam nos países em questão. O resultado dessa ideia fofa é um livro delicado e profundo ao mesmo tempo, além de lindo de doer. Deu vontade de ter um filho só pra ler esse livro pra ele (brincadeira, nem tanto).

Dito isso, queria te convidar para o lançamento do livro da Carol, nesta quarta-feira. Ela e três amigos se reuniram para lançar de forma independente, cada um, um livro sobre mudança de horizontes – os quatro moraram um tempo fora de Brasília e escreveram sobre os impactos dessa experiência nos seus universos. O da Carol é o único infantil.

O lançamento, no Cine Brasília, vai ser uma festa: cineastas locais vão exibir curta-metragens que possuem vínculo com o tema dos livros e o Café Ernesto vai montar uma lojinha para animar a noite. A gente se vê lá! Mas se você não conseguir ir, não se desespere. É só mandar um e-mail pra Carol (carolnogueira@gmail.com) que o livro vai chegar na sua casa.

por danicronemberg